Gestão Comercial
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Da competência ao compadrismo

Ir para baixo

Da competência ao compadrismo Empty Da competência ao compadrismo

Mensagem por Admin Qui Jul 16, 2015 7:53 pm

Para se chegar ao fundo do poço é necessário ter muita ajuda para cavar! E o Brasil faz isso desde a colonização

Desde o processo de colonização do Brasil, vivenciamos a prática do compadrismo, onde as terras foram divididas em capitanias conforme o grau de camaradagem e interesses pessoais, diferentemente da América do Norte, que teve seu processo de colonização focado na construção de um novo mundo, um novo lar! Aqui no Brasil, o conceito foi da exploração da terra visando o lucro e a necessidade de fortalecer ainda mais o reino português.

Este entendimento nos auxilia muito em nossas análises sobre a percepção de nossa cultura e sobre tudo na gestão praticada dentro das empresas, onde a competência geralmente é vista como ameaça sobre a cultura do compadrismo. Este tipo de gestão ajuda ainda mais o fracasso das corporações, pois o que se vê no mercado brasileiro é a prática de exploração do negócio e não na construção de um mundo novo, como, por exemplo, a Apple, a Google e outras empresas que nascem com foco na criação do novo.

A gestão brasileira encontra-se sob a névoa de paradigmas entre a priorização das relações pessoais e as competências. Assim, como diz Clemente Nobrega e Adriano R. de Lima, na obra Innovatrix, a quebra de paradigmas é o objeto da inovação, do novo, da criação de um novo modelo. Somente este caminho da mudança cultural que envolve a gestão de empresas, trará para o mercado brasileiro a condição necessária para proporcionar o crescimento do país em momentos de crise e contração de mercado.

Enquanto mantivermos os modelos atuais e ultrapassados pautados na cultura da exploração e da manutenção de um falso poder, sem nos preocuparmos com a sustentabilidade da empresa e a inovação do novo mundo, estaremos fadados a continuar em círculos correndo atrás do rabo.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/06/2015
Idade : 41

https://gestaocomercial.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos